Semana dos Alimentos Orgânicos 25 de maio a 7 de junho
A Semana dos Alimentos Orgânicos será realizada, em todo o país, no período de 25 de maio a 7 de junho em todas as unidades da federação. Durante esses dias serão realizadas atividades como seminários, oficinas, cursos, feiras, estandes de degustação de produtos orgânicos, além de programação cultural voltadas para o esclarecimento sobre consumo e produção orgânica.
A campanha tem como principal objetivo reforçar para a população, principalmente a urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza e que contribuam para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.
Com o tema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde e Cultivar o Futuro”, mesmo tema do III Encontro Nacional de Agroecologia que acontecerá de 16 a 19 de maio deste ano, em Juazeiro, na Bahia, a Semana dos Alimentos Orgânicos de 2014 visa reforçar, para os consumidores urbanos, os principais valores dos produtos orgânicos de forma a estimular o seu consumo.
Cuidar da Terra - O produtor orgânico sabe a importância de valorizar os recursos naturais e que sua preservação e uso racional são fundamentais para nós e para todos os seres que habitam este planeta. Os sistemas de produção orgânica adotam práticas que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e de toda nossa biodiversidade, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdícios desses elementos.
Alimentar a Saúde - Os alimentos orgânicos são sempre produzidos com o objetivo de contribuir para a saúde das pessoas que os consomem. O produtor orgânico se dedica muito para poder entregar produtos com grande valor nutricional e livres de contaminação por agrotóxicos, medicamentos veterinários, transgênicos e tudo mais que possa por em risco a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.
Cultivar o Futuro - A sobrevivência e qualidade de vida das gerações futuras depende fundamentalmente de nossas práticas produtivas e de nossos hábitos de consumo. Produzir e consumir orgânicos é uma forma de contribuir para que nossos filhos e netos possam ter a possibilidade de usufruir também de nossas riquezas naturais e da preciosidade de nossa diversidade étnica e cultural expressa de modo marcante em nossas tradições alimentares.
Comentários
Postar um comentário